Quando falo do crescimento econômico de 5% em 2010 é preciso ver a questão da infraestrutura, energia, portos, estradas e aeroportos, até o saneamento pode entrar ai, mas é preciso nos anteciparmos ao crescimento com estas questões.
Na economia dizemos que para cada 1% de crescimento é necessário 2% de energia, antecipada.
Quando falamos de infraestrutura, falamos de impactos ambientais e dai este alerta que a sustentabilidade e a responsabilidade é crucial. O Brasil não pode perder esta chance que se avizinha, mas também não pode atropelar as regras da manutenção ambiental.
A virtude esta sempre no meio. Um guerreiro ambiental tem que lutar pela vida e pelo planeta, mas o homem e seu progresso social e econômico são peças desta jogo. O cuidado e a razão devem nortear os atores envolvidos no licenciamento e nas questões de fazer o crescimento acontecer. O embate é saudável quando são respeitadas as leis e a ordem. Não será bom para o Brasil nem para o meio ambiente se a questão de 2010 for levada na emoção e na ideologia. Radicalismo de qualquer dos lados que se enfrentarão não fará bem a ninguém, menos ainda à sociedade e ao país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário