sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Terremoto. Como assim?


Esta foto não mostra nada, mas dá uma idéia. Se quiser aumentar, clique nela.

O Haiti mostrou ao mundo agora a força da natureza. Um terremoto devastou o país, um dos mais pobres do mundo. Segundo a mídia, existem por volta de 100 mil mortos, sem contar feridos e desabrigados. Porque? Tecnicamente as tectônicas explicam, Clique e veja.
Espiritualmente não conseguiremos uma resposta. Morreram vários brasileiros, entre eles a Doutora Zilda Arns, altruísta na causa das crianças desnutridas e pobres.
A questão: Um país arruinado pela pobreza recebe este duro golpe da natureza? As explicações podem existir sim geologicamente e espiritualmente, ou como quisermos chamar.
Um argumento que pode parecer coisa de maluco, descrevo aqui. Segundo um livro que leio e breve farei aqui algumas resenhas, ele diz que sem as placas tectônicas não haveria vida na terra. Ou seja, ao mesmo tempo elas ceifam as vidas, mas têm sua importância no desenvolvimento da própria vida. Difícil de entender, mas é verdade, pelo menos nos argumentos deles, muito bem fundamentados. O livro é este: Clique e veja.
Sós no Universo? Por que a vida inteligente é improvável fora do planeta Terra. Donald Brownlee e Peter Ward.
Verdade ou mentira? Difícil dizer, mas o livro, mesmo com grande conteúdo técnico e complexo, é interessante.
Uma tragédia que marca a humanidade e os instintos de solidariedade, mas que se repetirão sempre, não foi o primeiro e não será o último. Os mistérios são muitos e quanto mais a ciência avança, a passos largos, principalmente desde a década de 90, mais precisamos descobrir, em todos os sentidos e matérias.

Nenhum comentário: