sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A sustentabilidade urbana e a venda de veículos


O ano de 2010 deve ter novo recorde de venda de veículos. A exemplo de 2009 quando a redução do IPI aumentou muito o número de veículos nas grandes cidades, 2010 promete mais carros na estrada. Veja a coluna de Antonio Machado falando do problema, clique e leia.

Na verdade isso é problema para sustentabilidade urbana, mas para economia é bom, gera emprego e renda, O importante é achar um equilíbrio, como sempre nas questões ambientais em confronto com cresciumento econômico.

A sustentabilidade urbana é desafio nas grandes cidades. Clique e veja uma matéria sobre o tema.

Além dos infindáveis congestionamentos, onde são perdidas horas e horas das pessoas, o problema da poluição é agravado consideravelmente. Não só o efeito estufa, mas as emisões que causam problemas graves de saúde e custam caro ao poder público. Vou voltar ao assunto aqui com dados inacreditáveis sobre a poluição urbana.

O aumento dos carros é problema crítico nos grandes centros. A saída qual seria?
  1. Rodizio de veículos como existe em São Paulo - Clique e veja
  2. Pedágio eletrônicos como existem em Tóquio e Londres, ous eja, área determinadas que carros não podem circular, e se os motoristas quiserem pagam caro para acesso a estas áreas.
  3. Melhorar o transporte urbano. Isso incentivaria muitas pessoas a usarem, como em New York.
  4. O metro, mesmo com problemas de sustentabilidade econômica e precisar de subsídios, pode ser mesmo a saída. O custo desta poluição e os problemas de saúde causados podem pesar definitivamente na conta favorável a implantação de metros. Olhem a malha de São Paulo- Clique
  5. Consciência da população para uso racional dos veículos.
  6. Efetivação de políticas de sustentabilidade urbana com programas e ações concretas.
Ainda acho que a tecnologia e a consciência serão nossas aliadas contra estes problemas que sempre acabam no agravemento da sustentabilidade ambiental. A única coisa que não podemos pensar seria em frear a produção e o mercado destes veículos. Vamos buscar saídas inteligentes e criativas, mas preparem-se para o agravamento do problema.

Nenhum comentário: