segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O grave problema do lixo, conhecido como RSU.


Clicando nas figuras é possível ver o ciclo do lixo, conhecido como Resíduo Sólido Urbano. Na primeira figura é descrito o processo suscinto das etapas que existem desde a geração do resíduo até a destinação final. No caso aqui, o que não acontece na prática no Brasil, coloco o aproveitamento energético. Vou explorar este assunto aqui. Existem diversas razões do porque deste desperdício que hoje fazemos com o RSU.

Na segunda figura estão descritas os etapas e as formas de impactos e poluição do RSU na população, na natureza e por final na sociedade.

Vamos explorar o assunto aqui, existem "máfias" que não deixam esta grave questão de saneamento, saúde pública e desperdício mudar para uma forma de tratar o caso de modo mais eficiente e efetivo.

domingo, 24 de janeiro de 2010

2009 foi ano mais quente já registrado no Hemisfério Sul

Reprodução do aquecimento global em Copenhague


Já disse, o homem precisa administrar as ações antrópicas na Terra. A discussão sobre o aquecimento ainda pode se estender, muita gente ainda acha que é conversa fiada. Pode ser. O inverno rigoroso deste ano calou a boca de muitos. A verdade é que o homem tem influência na situação, se grande ou pequena, isso agora não é mais importante, mas sim entender e administrar suas ações e os impactos para o planeta.
As próximas gerações não terão problemas, mas e depois? Nossos netos, bisnetos e os decendentes deles?
Uma matéria desta vista na BBC mostra que os argumentos são fortes pelos defensores do problema do aquecimento, mas existem muitas controvérsias.
O importante é fazermos nossa parte, colocarmos nossa consciência ambiental para funcionar e cobrar de outros o mesmo.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A maravilha da biodiversidade e a explosão da vida



Olhem que curioso animal. Nem sabia que existia, o unicórnio do mar.

Clique e veja matéria da BBC e fotos deste estranho animal.
A riqueza de nossa biodiversidade é fabulosa, agora sei que a extinção e aparecimento de novas espécies é fator importante para a essência da própria vida. No período conhecido como Cambriano, onde houve a "explosão" da vida, existiam mais espécies do que hoje, dizem alguns estudiosos do assunto. Se quiser saber mais sobre o período Cambriano, clique aqui.

Com certeza não seriam tão exóticas como as de hoje, nem tampouco inteligentes, mas em maior número. A característica da explosão da vida neste "curto" espaço de tempo comparado a existência da terra é usada pelos criacionistas no embate com com evolucionistas e seu maior par Charles Darwin.

Uma coisa é certa. Os mistérios que cercam a vida, a terra, a biodiversidade, a natureza são argumentos que suscitam dúvidas nos mais céticos ateus e agnósticos.
Não pode e nem deve haver conflito entre a religição e a ciência. Um dependerá de outro como disse Eistein: "Quem diz que a religião não se harmoniza com a ciência é ignorante tanto de uma quanto da outra." Albert Einstein. Quem qusier ver um artigo sobre ciência e religião, clique aqui.

sábado, 16 de janeiro de 2010

O aquecimento global e o buraco da camada de ozônio


O aquecimento global

Grafico do buraco da camada

A camada de Ozônio e o buraco.

Muitos confudem o problema do aquecimento global com o buraco na camada de ozônio. a relação entre eles é muito pequena, as consequências do aumento do buraco de ozônio são infinitamente piores que o do aquecimento, diz respeito ao aumento da radiação ultravioleta, UV e MATA.
Quem se interessar pode ver aqui mais informações sobre o problema da camada de Ozônio.

Na primeira figura, clique para aumentar, está um pouco detalhado o que é o aquecimento e de passagem uma referência a camada de ozônio, mas saibam: São coisas distintas e problemas diferentes.
O buraco na camada de ozônio melhorou muito desde a década de 80 com as ações de combate a suas causas (gases fluorados) e a consciência da população.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Terremoto. Como assim?


Esta foto não mostra nada, mas dá uma idéia. Se quiser aumentar, clique nela.

O Haiti mostrou ao mundo agora a força da natureza. Um terremoto devastou o país, um dos mais pobres do mundo. Segundo a mídia, existem por volta de 100 mil mortos, sem contar feridos e desabrigados. Porque? Tecnicamente as tectônicas explicam, Clique e veja.
Espiritualmente não conseguiremos uma resposta. Morreram vários brasileiros, entre eles a Doutora Zilda Arns, altruísta na causa das crianças desnutridas e pobres.
A questão: Um país arruinado pela pobreza recebe este duro golpe da natureza? As explicações podem existir sim geologicamente e espiritualmente, ou como quisermos chamar.
Um argumento que pode parecer coisa de maluco, descrevo aqui. Segundo um livro que leio e breve farei aqui algumas resenhas, ele diz que sem as placas tectônicas não haveria vida na terra. Ou seja, ao mesmo tempo elas ceifam as vidas, mas têm sua importância no desenvolvimento da própria vida. Difícil de entender, mas é verdade, pelo menos nos argumentos deles, muito bem fundamentados. O livro é este: Clique e veja.
Sós no Universo? Por que a vida inteligente é improvável fora do planeta Terra. Donald Brownlee e Peter Ward.
Verdade ou mentira? Difícil dizer, mas o livro, mesmo com grande conteúdo técnico e complexo, é interessante.
Uma tragédia que marca a humanidade e os instintos de solidariedade, mas que se repetirão sempre, não foi o primeiro e não será o último. Os mistérios são muitos e quanto mais a ciência avança, a passos largos, principalmente desde a década de 90, mais precisamos descobrir, em todos os sentidos e matérias.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A vida extraterrestre

O Planeta Marte, símbolo para nós terráqueos da questão da vida extraterrestre.

Vou voltar ao assunto, mas quanto mais o homem descobre , mais ele se encanta e se espanta com os mistérios do universo.
Existe vida fora da Terra? Acho que existe, a questão é se a vida é como a conhecemos, baseada no carbono. Existe vida inteligente e complexa como a nossa? Isso é mais complicado de ser respondido. Leia um artigo da UFMG sobre a questão.

Carl Segan e Frank Drakemostrou uma fórmula onde ele conclui que existe vida inteligente. Muitos mecanismos de busca foram inventados pelo homem para achar seus pares neste infinito universo.
A questão da complexidade da vida é o maior mistério que existe. A cumplicidade do planeta Terra para que haja a vida aqui é também coisa que colocam agnósticos e ateus de orelha em pé. Já disse, o deismo e a ciência não tem conflitos. Uma opção não deve viver sem a outra.
Vou fazer uma resenha das características da vida no planeta Terra a partir de um livro que leio.
Podemos inferir que vida em outros pontos deve existir, mas como a nossa, no conceito que conhecemos, ai permanece o mistério.
A ciência e a tecnologia avançam, vamos rompendo as barreiras do conhecimento com força e aceleração. Devemos saber porém que o universo é infinito, mas o homem não deverá ser, e muito menos o planeta Terra. Este será mais um mistério que vamos um dia desvendar, ou descobrir com um acontecimento que não estaremos aqui para ver, mas com certeza não gostaria de presenciar.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O crescimento econômico de 2010 e o meio ambiente.


Quando falo do crescimento econômico de 5% em 2010 é preciso ver a questão da infraestrutura, energia, portos, estradas e aeroportos, até o saneamento pode entrar ai, mas é preciso nos anteciparmos ao crescimento com estas questões.
Na economia dizemos que para cada 1% de crescimento é necessário 2% de energia, antecipada.
Quando falamos de infraestrutura, falamos de impactos ambientais e dai este alerta que a sustentabilidade e a responsabilidade é crucial. O Brasil não pode perder esta chance que se avizinha, mas também não pode atropelar as regras da manutenção ambiental.
A virtude esta sempre no meio. Um guerreiro ambiental tem que lutar pela vida e pelo planeta, mas o homem e seu progresso social e econômico são peças desta jogo. O cuidado e a razão devem nortear os atores envolvidos no licenciamento e nas questões de fazer o crescimento acontecer. O embate é saudável quando são respeitadas as leis e a ordem. Não será bom para o Brasil nem para o meio ambiente se a questão de 2010 for levada na emoção e na ideologia. Radicalismo de qualquer dos lados que se enfrentarão não fará bem a ninguém, menos ainda à sociedade e ao país.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Inverso rigoroso e aquecimento global!


O inverno de 2010 no hemisfério norte está matando pessoas e causando transtorno a diversos países. Reportagem sobre o inverno!

A questão é: Até que ponto isso reforça a posição dos céticos do aquecimento global?

Não há dúvidas que eles ganham força. Já estão circulando artigos com argumentos dos que não acreditam no problema. Li um interessante que defendia que o vapor de água é o vilão e não o CO2. Li outro sobre o ciclo natural do carbono, enfim, o inverno e a neve que deverão recompor parte das camadas glaciais são forças nos argumentos dos céticos.

A única consideração que precisa ser feita é a seguinte: Estamos destruindo nosso habitat.

A ação do homem, ou ação antrópica, precisa ser controlada e administrada. As gerações futuras terão problemas independente do aumento da temperatura. Existem diversas variáveis de cunho ambiental que precisam ser trabalhadas, o aquecimento inclusive. Se existe risco de ser verdade o problema em discussão é por si só suficiente para a reflexão e ação.
Vamos esperar os próximos passos da discussão, mas não vamos nos descuidar.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A diversidade na terra


Clique e leia - Um grupo de pesquisadores de vários países, a bordo de um navio de pesquisas britânico, fotografou espécies raras na plataforma continental Antártida.
É a vida, ela se renova. Espécies vão desaparecendo, outras vão surgindo. Voltarei ao assunto, mas quanto mais complexa e inteligente é a espécie, mais suas chances de extinção.

A força da natureza e da vida


A força da vida e da natureza são mostradas aqui neste artigo. As imagens dizem mais que as palavras. Olhem que coisa incrível aconteceu na Rondônia. Clique na imagem para aumentar.